O que é o cuidado centrado na pessoa?

O centramento na pessoa é uma ética que orienta as ações práticas como ser humano e profissional. O cuidado centrado na pessoa significa uma parceria entre pacientes/familiares e profissionais no cuidado, cuidado e reabilitação. A partir da escuta atenta da história do paciente (muitas vezes acompanhada de familiares) e de outros exames, é elaborado um plano de saúde conjunto, que contém metas e estratégias do plano de saúde para implementação e acompanhamento a curto e longo prazos.

Muitos profissionais de saúde afirmam que já trabalham de forma centrada na pessoa. No entanto, trabalhar consistentemente em todas as situações e todos os dias de acordo com esta ética é difícil e requer consciência de cada ação individual, boas rotinas e métodos de trabalho e que toda a organização esteja adaptada a isso. Isso requer investimento e aprendizado conscientes e vai muito além de um documento de valores fundamentais.

O paciente é um ser humano com habilidades e necessidades. As qualidades e habilidades que distinguem uma pessoa podem ser notadas ou negligenciadas, aprimoradas ou diminuídas por outras pessoas. Pressupõe confiança mútua entre paciente e profissional de saúde e a consciência de que a relação é assimétrica. O conhecimento profissional significa mais poder e, portanto, mais responsabilidade, que deve ser contrabalançada com o direito do paciente à autonomia e integridade. Dica para ter uma boa qualidade de vida no trabalho

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *